Tuesday, May 30, 2006

MOVIMENTO DO PASSE LIVRE

O movimento do Passe Livre já está presente em 20 estados hoje. O estudante Marcelo Pomar, representante do Passe Livre em Florianópolis, conta que, a partir de protestos contra aumentos de tarifas em várias capitais, começou-se a constituir uma articulação nacional. "Hoje existe uma perspectiva de articulação nacional com o objetivo de desmercantilizar o transporte, ou seja, pensar o transporte como um serviço público essencial, voltado para o interesse da coletividade".

Pomar afirma que vê com bons olhos a movimentação em Brasília. "Os índices apresentados para o aumento das tarifas são abusivos e, portanto, não existe outra saída para o brasilliense do que se organizar, manifestar e enfim, fazer exatamente o que está sendo feito", diz ele.

Os militantes criticam o fato de os transportes coletivos urbanos hoje estarem entregues a empresas concessionárias da iniciativa privada. "O transporte público está nas mãos de poucos empresários e voltado para o lucro deles. O que acaba acontecendo é o preço alto, ônibus mal- cuidados, porque os empresários não andam nos ônibus e querem economizar nos gastos, deixando-os o mais velhos possível", diz o "Camarada P". "Além disso, os motoristas e cobradores, com uma má remuneração, fazem o trabalho de uma maneira horrível."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home