Monday, June 12, 2006

Transporte publico?

Olivia 26/05/2006 21:31

Acho muito importante haver as manifestações que vêm ocorrendo acerca do passe livre, e acho ainda mais importante ampliarmos a discussão para outros campos que envolvem o transporte coletivo "público".
Primeiramente, creio que deveria haver uma conscientização popular a respeito desta questão. OS jornais mais lido do país já publicaram a matéria da vez definindo o movimento como "baderna causada por secundaristas". O descrédito do movimento não ajuda na luta.

Em segundo lugar, temos que pensar que transporte público é esse que tem como objetivo primeiro obter lucros em nome dos proprietários das permissionárias. Se é público, deve ser subsidiado pela prefeitura, através do dinheiro pago em impostos pelos cidadãos da cidade. Não vejo isso acontecer por aqui. Pagamos tarifas extorsivas para que poucos tirem proveito de tal situação, principalmente se lembrarmos que o tranporte em Campinas é praticamente um monopólio. O sistema de transporte deve ser municipalizado, as permissionárias devem ser investigadas e fiscalizadas e então sim teremos um sistema público, de qualidade e de acordo com as necessidades e com o bolso da população, que já se vê explorada em tantos campos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home